15 maiores estádios do mundo

Listamos os maiores estádios do mundo. Alguns deles você provavelmente nunca ouviu falar

A lista abaixo traz os maiores estádios do mundo no quesito capacidade, ou seja, o número máximo de pessoas que eles normalmente podem acomodar. Essa capacidade pode variar de acordo com as regras de segurança de confederações para determinadas competições esportivas. Mas os estádios aqui listados se baseiam em suas capacidades oficiais divulgadas no início de 2016.

Os fãs de futebol que pensam que os estádios da modalidade mais popular do mundo estão entre os de maiores capacidade, vão se surpreender. Estádios lendários como Camp Nou e Azteca não estão sequer no top 10. O Brasil, considerado o país do futebol e terra do maior jogador do mundo, Pelé, está fora da lista.

Os 15 maiores estádios do mundo são:

15 – Sanford Stadium | Capacidade: 92.746

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Casa do Georgia Bulldogs, time de futebol americano universitário, o Sanford Stadium faz parte das instalações da Universidade da Georgia, nos Estados Unidos.

14 – Los Angeles Memorial Coliseum | Capacidade: 93.207

Foto: Reprodução / Facebook Los Angeles Coliseum
Foto: Reprodução / Facebook Los Angeles Coliseum

O Los Angeles Memorial Coliseum, estádio de futebol americano, já serviu de palco para duas edições de Jogos Olímpicos de Verão, em 1932 e em 1984. Desde 1994, o estádio não tem um mandante fixo, atendendo a diversas equipes e modalidades.

13 – Soccer City | Capacidade: 94.736

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Um dos estádios da Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul, o Soccer City virou uma espécie de ‘elefante branco’ africano, sem muitos eventos sendo disputados por lá ao longo do ano.

12 – Estádio Azteca | Capacidade: 95.500

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Estádio Azteca, no México, não é grandioso apenas por sua capacidade que ultrapassa os 95 mil, mas também, por ter tido o privilégio de ser o palco de duas finais de Copa do Mundo. A primeira delas traz lembranças especiais ao Brasil, que, em 1970, conquistou o mundo ao derrotar a Itália por 4 a 1. A reforma pela qual passa o Azteca, para receber jogos da NFL, Liga de Futebol Americano, deve diminuir a capacidade para pouco mais de 80 mil espectadores.

11 – Camp Nou | Capacidade: 99.786

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um dos estádios mais icônicos da história recente do futebol, o Camp Nou, casa do Barcelona, é o 11º estádio da lista de maiores do mundo. Atualmente, o estádio passa por uma reforma que prevê o aumento da capacidade para mais de 100 mil pessoas.

10 – Melbourne Cricket Ground | Capacidade: 100.024

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com mais de 100 anos de história, o Melbourne Cricket Ground também é conhecido como “The G”. Localizado em Melbourne, na Austrália, o estádio é o décimo maior do mundo em capacidade e o maior de críquete do mundo. E apesar de “críquete” no nome, o estádio também sedia jogos de outras modalidades, como futebol australiano, futebol e rugby.

9 – Darrell K Royal–Texas Memorial Stadium | Capacidade: 100.119

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O estádio Darrell K Royal é a casa do Longhorns, equipe de futebol americano universitário, da Universidade do Texas, desde 1924.

8 – Bryant-Denny Stadium | Capacidade: 101.821

Foto: Reprodução / Pinterest
Foto: Reprodução / Pinterest

Mais um estádio espetacular do futebol americano universitário dos Estados Unidos. O Bryant-Denny Stadium é o campo sagrado da equipe da Universidade do Alabama. Inaugurado em 1929, o estádio foi originalmente chamado de Denny Stadium, em homenagem ao presidente da universidade, George H. Denny. Posteriormente, o nome de Bryant, em homenagem ao técnico que fez história no Alabama, foi acrescentado.

7 – Tiger Stadium | Capacidade: 102.321

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

O Tiger Stadium também é conhecido como “Death Valley”, “Vale da Morte” em português. O estádio em Baton Rouge, na Louisiana, nos Estados Unidos, é um dos maiores do estado. Se ele fosse uma cidade, quando atinge sua capacidade máxima, seria a quinta maior de Louisiana.

6 – Neyland Stadium | Capacidade: 102.455

Foto: Ruth Dudley/Tennessee Athletics
Foto: Ruth Dudley/Tennessee Athletics

O estádio do time de futebol americano Tennessee Volunteers foi inaugurado em 1921 e já comportou até mais do que a capacidade máxima atual antes de passar por uma reforma em 2010.

5 – Kyle Field | Capacidade: 102.512

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Apesar de ser a casa de uma equipe universitária, o Kyle Field supera em capacidade a maioria dos estádios dos times da NFL.

4 – Ohio Stadium | Capacidade: 104.944

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“The Shoe”, “O Sapato” em português, como é conhecida pelos locais o Ohio Stadium, a casa do time universitário de futebol americano Ohio State Buckeye, está na quarta posição desta lista. Já deu para perceber que os Estados Unidos não brincam em serviço, e que os times universitários são tão importantes quanto os profissionais. Aliás, são eles os formadores de grandes estrelas.

3 – Beaver Stadium | Capacidade: 107.572

Foto: Penn State Live
Foto: Penn State Live

O Beaver Stadium, localizado na University Park, na Pensilvânia, é um estádio que pertence à Universidade Estadual da Pensilvânia. Com capacidade para quase 108 mil pessoas, ele é o segundo maior dos Estados Unidos.

2 – Michigan Stadium | Capacidade: 107.601

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Apelidado de “The Big House”, ou “A Grande Casa” em português, o Michigan Stadium, pertence à Universidade de Michigan e foi construído em 1927. É a casa do Michigan Wolverines, time de futebol americano.

1 – Rungrado May Day Stadium | Capacidade: 150.000

Foto: Oliver Wainwright / The Guardian
Foto: Oliver Wainwright / The Guardian

O primeiro da lista de maiores estádios do mundo em capacidade é o Rungrado May Day Stadium, em Pyongyang, na Coreia do Norte. O estádio vencedor com uma vantagem significativa para os concorrentes, tem a estrutura de um complexo multiuso. Inaugurado em primeiro de maio de 1989, ele é utilizado em jogos de futebol, competições de atletismo e um festival coreano de ginástica e expressões artísticas.

Compartilhe:
Fernanda de Lima

Fernanda de Lima

Editora Guia dos Esportes