Alongar é preciso: as vantagens do alongamento antes do treino

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Você é daqueles que não realiza nenhum preparo antes ou depois de uma atividade física? Talvez seja hora de conhecer as vantagens do alongamento antes do treino, prática que favorece a mobilidade e tem sido a nova aliada do aperfeiçoamento de inúmeras modalidades esportivas. Segundo o personal trainer da Bodytech Lago Sul, em Brasília, Felipe Araújo, essa prática vai além da melhoria muscular. “A mobilidade ou alongamento é um exercício físico que também visa a amplitude dos movimentos para facilitar o treino”, explica.

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Alguns alunos aderem ao alongamento antes ou/e depois das atividades físicas, mas qual o melhor? O profissional explica que isso é muito relativo e depende da atividade que será praticada a seguir. “Para o trabalho de força não é preciso mobilidade antes. Apenas um aquecimento para uma musculatura específica que será trabalhada. Mas para uma aula normal, onde não exige força, o alongamento antes dos exercícios é recomendado para prevenir encurtamento, lesões e desequilíbrios.”

De acordo com o médico ortopedista Alexandre Paniago, da Clínica Arthros, também em Brasília, esses exercícios ajudam muito a musculatura. “Isso promove melhor conhecimento dos limites do corpo, bem como melhor habilidade, equilíbrio e agilidade ao caminhar, sustentar carga, realizar os exercícios do dia a dia, o que, por si só, evita fraturas”, acrescenta.

Conheça as vantagens do alongamento para o seu corpo e melhor prática das atividades físicas:

– Corrigir desequilíbrios musculares

Os exercícios dinâmicos de mobilidade funcionam como aquecimento também. Por meio deles podem-se corrigir os desequilíbrios do aluno. Um exemplo disso é encorajar o aluno a encontrar um equilíbrio em uma posição desconfortável;

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– Aumentar a amplitude dos movimentos

Outra vantagem deste alongamento é a amplitude dos movimentos. O agachamento pode ser melhorado quando os calcanhares conseguem ficar fixos no chão;

– Diminuir o estresse nas articulações

O que muitas vezes pode causar estresses nas articulações são os impactos no joelho, ombro e etc. A mobilidade vai ajudar o aluno na flexibilidade, podendo suportar melhor os esforços musculares.

Foto: Divulgação

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Redação

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