Instituto de Ana Moser leva esporte e educação a milhares de crianças e jovens

Criado e presidido por Ana Moser, Instituto incentiva pessoas físicas a destinarem parte do IR a projetos de esporte e educação

O trabalho de mais de 15 anos do Instituto Esporte & Educação (IEE), transformando vidas de crianças, jovens e adultos pelo esporte e pela educação, pode fazer parte do dia a dia da vida de qualquer pessoa. Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (Lei 11.438/2006), todos têm o direito de investir até 6% do Imposto de Renda em projetos aprovados no Ministério do Esporte, como o Rede de Núcleos do IEE.

Foi o que o professor de educação física José Geraldo da Silva, do município de Carpina, em Pernambuco, decidiu fazer, depois de ver nas redes sociais a possibilidade de contribuição para o trabalho da instituição. “Vi no Facebook e senti vontade de ajudar porque acho o trabalho do Instituto Esporte & Educação excelente”, afirma o professor de 58 anos.

Mesmo com algumas dificuldades na agência bancária, que não permitia depósito em caixa eletrônico, José

O senhor José Geraldo investiu parte de seu Imposto de Renda no projeto Rede de Núcleos do IEE | Foto: Arquivo pessoal
O senhor José Geraldo investiu parte de seu Imposto de Renda no projeto Rede de Núcleos do IEE | Foto: Arquivo pessoal

Geraldo insistiu e voltou no dia seguinte para realizar a doação. “Ainda pretendo em 2017 ajudar mais. Acho que é uma forma de contribuir com o bom trabalho que é feito. Aliás, acho que todos que são esportistas deveriam doar”, comenta.

Mais doações – E não foi apenas José Geraldo que se animou a contribuir com o trabalho do Instituto Esporte & Educação, criado em 2001, pela medalhista olímpica Ana Moser.

O advogado e gestor de patrimônio Alexandre Gottlieb Lindenbojm também resolveu ajudar o IEE, por meio da doação através da Lei de Incentivo ao Esporte. “Resolvi doar porque gostaria que outros jovens tivessem a mesma oportunidade que meus filhos têm, além de entender que o esporte traz dignidade, evolução pessoal e diminuição da violência. E o trabalho que o IEE faz é muito sério, atuando na base, formando educadores e utilizando espaços públicos para atuar de forma eficiente e efetiva”, ressalta o paulistano de 45 anos.

A vontade de Alexandre de contribuir com o Terceiro Setor vem de muito tempo. “Há dez anos, tive interesse em promover o esporte como forma de inclusão. Minha primeira iniciativa foi criar uma ONG, mas quando pesquisei o que já existia, com a ajuda do Instituto Azzi, encontrei o IEE, da Ana Moser. Além de doar, procurei ajudar o Instituto a captar junto a empresas do meu relacionamento, o que trouxe contribuições bem mais significativas do que a que fui capaz de fazer como pessoa física”.

Rui Alves, também advogado em São Paulo, seguiu os passos de Alexandre e José Geraldo e é mais um que está contribuindo com o IEE. “O trabalho é incrível. O resultado das iniciativas, imensurável. O Instituto, com certeza, deixa marcas de alegria em muitos corações. A sensação de poder ajudar é de felicidade por contribuir para quem faz um trabalho sério”, conta Rui.

Ele tomou conhecimento da campanha de doação por meio da Lei de Incentivo ao Esporte no Centro Esportivo Dois Andares, idealizado pela Ana Moser e o preparador físico José Elias. “Passei a fazer algumas atividades lá e também a receber os e-mails. No final do ano, resolvi fazer a doação”, diz.

Depois de 15 anos de atuação no terceiro setor, são mais de 3,1 milhões de crianças e jovens atendidos, 35 mil

Ana Moser, presidente do IEE | Foto: Luiz Doro/adorofoto
Ana Moser, presidente do IEE | Foto: Luiz Doro/adorofoto

professores e gestores capacitados em esporte educacional. O trabalho da instituição é feito por meio de projetos espalhados pelo País, que têm cinco princípios fundamentais: inclusão, construção coletiva, diversidade, educação integral e autonomia. Atualmente, são quatro os principais projetos: Caravana do Esporte, Formação Continuada de Professores da Rede Pública, Rede de Núcleos Esportivos Socioeducativos e Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional.

Como ajudar – Para se tornar parte dessa rede de solidariedade em prol da educação e do esporte, basta fazer um depósito identificado na conta do projeto (abaixo). Após a transferência enviar um e-mail com seus dados: nome completo, telefone, data e valor do montante doado para o e-mail: iee@esporteeducacao.org.br para que seja emitido o recibo de doação, pois será com ele que fará sua dedução na declaração de IR referente à 2017. Para esclarecer outras dúvidas, o contribuinte pode entrar em contato também pelo telefone: (11) 5579-8695.

O Rede de Núcleos é um dos projetos do IEE que mais realiza atendimentos diretos e está presente em 18 locais nas cidades de São Sebastião (SP), Embu das Artes (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Apenas em 2016, foram mais de 8 mil crianças e jovens atendidos semanalmente e 64 professores formados.

Rede de Núcleos Esportivos Socioeducativos IEE
Processo: 58000.009966/2016-68
Banco do Brasil
Agência nº 0646-7
Conta Corrente nº 40269-9

Compartilhe:
Redação

Redação

Guia dos Esportes - Conhecendo o mundo através do esporte