ENTREVISTA: Erechim pode sediar etapa do Mundial de Rally, diz diretor

Rally de Erechim chega a sua 19ª edição em 2016

Pouca gente sabe – dadas as proporções do evento – que um dos rallys sul-americanos mais importantes acontece no Brasil. É lá, na região Sul do país, que o rally de Erechim, apesar de todas as dificuldades financeiras, vem ganhando cada vez mais força.

Por falta de verba, a edição 2016 da competição a motor quase deixou de acontecer. Na internet, foi até criada uma campanha de financiamento coletivo para que a cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul, sediasse mais uma edição do rally, que acontece desde 1998.

Conversei com o Dr. Claudio Pagliosa, diretor do Erechim Rally Brasil, sobre importância do evento, que movimenta a economia e o turismo na cidade, e também sobre o futuro da prova brasileira, que tem promessas de sediar até uma etapa do Mundial.

Fernanda de Lima – A edição de 2016 do Rally, que esteve ameaçada, foi confirmada recentemente. Qual foi o principal ponto para que o Erechim Rally Brasil continuasse no calendário nacional? Contou com algum apoio, patrocínio especial?

Dr. Claudio Pagliosa – A edição do Erechim Rally Brasil está confirmada para 13 de maio de 2016. Tivemos e estamos vivendo um momento muito difícil na economia brasileira e principalmente na gaúcha, mas devido a participação de toda a comunidade de Erechim e região, conseguimos terminar o Rally de 2015 e juntos montar 2016, essa sim foi a maior motivação para fazer 2016.

FL – Qual a efetiva participação da prefeitura neste evento?

CP – Sem a participação efetiva da prefeitura municipal de Erechim não seria possível realizar o evento. Além de ser um patrocinador, é, sem dúvida, o maior incentivador do Rally. Sem a presença do prefeito Paulo Polis e sua vice-prefeita, Ana Lucia, o Rally não teria a grandiosidade que tem.

FL – Qual a importância da prova para o esporte a motor brasileiro?

CP – O Rally de velocidade é a segunda maior categoria de automobilismo no mundo. Hoje o WRC (World Rally Championship) movimenta uma legião de aficionados, e o Erechim Rally Brasil ajuda a fortalecer o rally do Brasil, sendo a maior prova dessa categoria realizada no território nacional e a maior prova de rally sul-americana, servindo de referência para os países da confederação sul-americana de automobilismo.

Hoje o Erechim Rally Brasil, em conjunto com a Confederação Brasileira de Automobilismo, está preparando a maior prova até hoje realizada, afinal, com a alteração do dólar, teremos um acréscimo de pilotos estrangeiros vindo ao Brasil. Vale a pena ressaltar que o Brasil tem duas provas oficiais da FIA, sendo a F1, em São Paulo, e o Erechim Rally Brasil.

FL – O evento acaba também promovendo o turismo na cidade de Erechim… 

CP – O Erechim Rally Brasil tornou-se o símbolo da cidade de Erechim. O evento atrai mais de 100 mil pessoas e tem uma visibilidade de mais de 10 milhões de pessoas, conforme o último relatório de imprensa.

FL – Que medidas podem ser tomadas para tornar o evento ainda mais conhecido entre o grande público?

CP – Sabemos que o maior custo está na divulgação do evento, mas os nossos recursos ainda são escassos para poder dar a visibilidade que o Erechim Rally Brasil merece, quem sabe um dia consigamos chegar na sua verdadeira visibilidade.

FL – Levantou-se há algum tempo a possibilidade de Erechim sediar uma etapa do Mundial de Rally. Ainda existe uma possibilidade real, conversas sobre isso?

O mundial de Rally está mais próximo do que as pessoas podem imaginar. Hoje com a parceria com a CBA, estamos num trabalho de solidificação do Rally no Brasil.

A possibilidade é real, temos um problema grande de fazer as pessoas, empresas acreditarem no novo. O detalhe do Brasil é que o nosso país é um continente e temos realidades diferentes no Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Acredito que o trabalho junto aos organizadores do WRC foi maravilhoso, agora temos um trabalho maior: fazer as pessoas acreditarem que podemos fazer. Eu acredito que podemos fazer, e é mais simples do que se imagina.

Serviço Erechim Rally Brasil:
Parque da ACCIE – Rua Henrique Pedro Salomoni, s/nº – Bairro Frinape – Erechim – Rio Grande do Sul
Quando? 13 a 15 de maio 2016 (19ª edição)

Foto: Divulgação

Compartilhe:
Fernanda de Lima

Fernanda de Lima

Editora Guia dos Esportes