“Espírito Esportivo” pega carona nos Jogos Olímpicos e invade a Av. Paulista, em São Paulo

Mostra gratuita fica em cartaz no Conjunto Nacional de 16 de agosto a 15 de setembro

Celebrar o esporte e homenagear grandes atletas brasileiros é o mote da mostra “Espírito Esportivo”, que ocupa os corredores do Conjunto Nacional, em São Paulo, desde o dia 16 de agosto. Com painéis, fotos, vídeos e muita informação, a exposição destaca modalidades como atletismo, natação, ginástica e vôlei, além de fatos inesquecíveis das trajetórias de esportistas como Vanderlei Cordeiro de Lima, Hortência e Paula do basquete, entre muitos outros.

Quem foi Barão de Coubertin? A partir de que ano as mulheres também puderam participar de competições olímpicas? Quando ocorreu a primeira edição dos Jogos Paralímpicos? As respostas para estas e outras curiosidades estão na mostra, que apresenta de modo bem descontraído a história e o avanço dos mais diversos esportes, incluindo os ‘menos convencionais’, como vela, hipismo e tiro esportivo, que já renderam medalhas para o Brasil.

O público vai poder se emocionar ainda com os exemplos de garra e superação de atletas que se tornaram ícones do esporte brasileiro, como Adhemar Ferreira da Silva e Maria Lenk, relembrar as conquistas de personalidades como os irmãos Grael e Robert Scheidt, e conhecer a trajetória de grandes estrelas atuais, como Arthur Zanetti e o atleta paralímpico da natação, Daniel Dias.

“A ideia é convidar o público a reviver grandes momentos históricos e celebrar o espírito esportivo nos seus valores mais originais, de cooperação, solidariedade, amizade e alegria”, comenta Ana Paula dos Santos, diretora da Villa 7 | AH7 Produções Culturais, organizadora do projeto.

O “Espírito Esportivo” personalizado nos atletas brasileiros – as ‘musas’ Vera Mossa e Isabel Salgado conversam com o público

Líderes de uma geração que popularizou o vôlei feminino, as ex-atletas Vera Mossa e Isabel Salgado coroam o projeto “Espírito Esportivo”, ao dividir sua experiência em um bate-papo gratuito, nos dias 24 de agosto e 05 de setembro, sempre às 13h.

O evento acontece no teatro Eva Herz, dentro da Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada, direto na entrada do teatro, pois os lugares são limitados.

Vera Mossa participou de três edições olímpicas consecutivas – a primeira em 1980, quando tinha apenas 15 anos de idade, que foi também a primeira participação da seleção nacional feminina na competição. Isabel Salgado esteve nas edições de 1980 e 1984 dos jogos e encerrou a carreira no vôlei de praia, após formar dupla com as filhas – primeiro com Maria Clara e depois com Carolina – que seguiram os passos da mãe na carreira esportiva. Este ano, é o filho Pedro Solberg que integrou a equipe brasileira do vôlei de praia no Rio de Janeiro, fazendo dupla com Evandro. Já o filho de Vera, o levantador Bruninho Rezende, defende a seleção no vôlei de quadra masculino.

O quê? Exposição “Espírito Esportivo”

Onde? Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073, São Paulo

Quando? De segunda a sábado, das 9h às 21h e aos domingos, das 10h às 21h

Quanto? Entrada franca

Compartilhe:
Redação

Redação

Guia dos Esportes - Conhecendo o mundo através do esporte