Beira-Rio: Estátua Fernandão

A história de Fernandão no Internacional rendeu ao jogador o status de ídolo Colorado e também uma estátua em sua homenagem no entorno do estádio Beira-Rio

Foi após o trágico acidente de helicóptero, em 07 de junho de 2014, que resultou na morte do ex-jogador e treinador do Internacional, que uma estátua em sua homenagem foi erguida na parte externa do Beira-Rio. Hoje o monumento é um dos mais fotografados por aqueles que visitam o estádio. Estádio que teve o próprio Fernandão como um dos porta-vozes em sua inauguração, ao lado de Figueroa e D’Alessandro.

Em 2004, a história de Fernando Lúcio da Costa – que virou até nome de rua – começou a ser escrita no Internacional com um enredo de cinema. Em sua primeira partida pelo clube, no clássico contra o Grêmio, ele saiu do banco de reservas para fazer, com o seu primeiro toque na bola, o gol de número 1000 da história do Gre-nal.

O primeiro gol de Fernandão pelo Inter foi também o de número 1000 da história do clássico | Divulgação
O primeiro gol de Fernandão pelo Inter foi também o de número 1000 da história do clássico | Divulgação

Com o Inter, Fernandão, na condição de capitão da equipe, conquistou a América, em 2006, e o mundo, no final daquele mesmo ano, recebendo a alcunha de Capitão América e Capitão Planeta, por parte dos torcedores.

A estátua erguida representa a imagem de Fernandão erguendo a taça do Mundial de Clubes, conquistado contra o Barcelona, que ficou eternizada na memória dos Colorados. Em bronze, o monumento, foi inaugurado em 17 de dezembro de 2014, mesma data da conquista do título Mundial, oito anos antes. A estátua tem o tamanho real de Fernandão, 1m90, mas na posição em que o ídolo se encontra, com os braços erguidos e a taça nas mãos, chega a alcançar 2m50.

Estátua Fernandão

A obra foi confeccionada na cidade de Itapuã, pelos artistas Itamor Rodrigues e Nina Eick, e é só mais uma das homenagens ao eterno Fernandão, que ganhou até memorial no Beira-Rio.

Serviço Estátua Fernandão:

Onde? Pátio do Beira-Rio, em frente ao Museu do Inter e à Inter Shop (loja oficial do clube no estádio)
Como visitar? O acesso é livre

 

Compartilhe:
Fernanda de Lima

Fernanda de Lima

Editora Guia dos Esportes