Livro conta a história do futebol amador de Florianópolis

Autor Maycon Cassimiro Oliveira relata trajetória do futebol amador no Norte da Ilha entre os anos de 1984 e 2007

Maycon Cassimiro Oliveira é o responsável pela produção do livro “A história

"A história do futebol amor do Norte da Ilha", de Maycon Cassimiro Oliveira
“A história do futebol amador no Norte da Ilha”, de Maycon Cassimiro Oliveira

do futebol amador no Norte da Ilha”,

lançado na última quarta-feira (21) nas Livrarias Catarinense do Beiramar Shopping, em Florianópolis, Santa Catarina. A obra apresenta ao leitor a importância do futebol amador como fator de integração social para uma comunidade.

SAIBA TUDO sobre o Estádio Orlando Scarpelli, em Santa Catarina

Maycon é professor de história e reuniu no livro dezenas de documentos e fotos, além de entrevistas com atletas e técnicos que participaram da trajetória do Campeonato do Norte da Ilha entre os anos de 1984 e 2007. São 254 páginas que fazem o resgate histórico do primeiro campeonato organizado de futebol amador no Norte da Ilha, proporcionando, inclusive, informações sobre 42 equipes importantes para o desenvolvimento da história nesse período.

Sobre o autor

Maycon em noite de autógrafos no Beiramar Shopping
Maycon em noite de autógrafos no Beiramar Shopping

Maycon Cassimiro Oliveira cursou História na Universidade Federal de Santa Catarinense (UFSC) e foi, durante três anos, presidente da Comissão Organizadora do Esporte Amador do Norte da Ilha.

O livro “A história do futebol amador do Norte da Ilha” entra para o hall de importantes publicações sobre o esporte catarinense. Relembre algumas obras:

“A miséria do esporte – Reflexões sobre as políticas públicas em Santa Catarina”, da Editoria Insular, é o primeiro livro que discute as políticas públicas de esporte e lazer em Santa Catarina. Escrito por Nilson Ouriques, o livro não poupa a forma conservadora e despreparada como as políticas públicas de esporte e lazer são tratadas, ressaltando a necessidade da democratização, do acesso e do controle social que deve haver sobre as ações estatais. Estimula ainda uma maior participação dos excluídos de todo esse processo contra as práticas e estratégias, bastante questionáveis, segundo o autor, daqueles que se beneficiam há muito tempo desse cenário antidemocrático e antirracional, mas bastante lucrativo.

Vai a Florianópolis? Veja ONDE FICAR na cidade

“O futebol em Santa Catarina: histórias de clubes (1910-2014)”, dos professores Norberto Dallabrida e Alexandre Fernandez Vaz, é uma coletânea publicada também pela Editora Insular que reúne as histórias dos cinco principais clubes de Santa Catarina (Figueirense, Avaí, Joinville, Chapecoense e Criciúma), além dos times do Marcílio Dias de Itajaí, o Anita Garibaldi e do Colegial. Histórias que completam e se cruzam com “A história do futebol amador do Norte da Ilha”.

 

Compartilhe:
Redação

Redação

Guia dos Esportes - Conhecendo o mundo através do esporte