Mané Garrincha

Nome: Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

Inauguração: 10 de março de 1974

Jogo de abertura: CEUB 1 x 2 Corinthians

Capacidade: 72.788

País: Brasil

Cidade: Brasília

Clube: –

A inauguração do Estádio Nacional de Brasília se deu com a construção do local ainda incompleta, com a partida entre CEUB e Corinthians, em que o alvinegro paulista saiu vencedor. O estádio fazia parte do Complexo Poliesportivo Presidente Médici, que contava também com o Ginásio Nilson Nelson, o Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet e o Estádio Governador Hélio Prates da Silveira.

No Mané Garrincha, nome incorporado ao Estádio Nacional de Brasília na década de 1980 (em homenagem ao craque das pernas tortas que encantou o futebol brasileiro), sempre foi além do futebol, com a prática de outras modalidades esportivas, como capoeira, ginástica, dança e judô.

Como parte integrante dos estádios da Copa do Mundo de 2014, o estádio passou por uma reformulação completa. Em 2010, o Mané Garrincha em sua construção original foi demolido para dar espaço a um novo e moderno complexo esportivo. Coincidentemente, a reinauguração do estádio também foi realizada sem as obras estarem concluídas, em 18 de maio de 2013.

A nova estrutura grandiosa teve como base a linha Oscar Niemeyer, o mais renomado arquiteto brasileiro. Ao todo são 19 portões e 158 catracas espalhadas ao redor do estádio, e mais 50 rampas, quatro escadas rolantes, 60 escadas, 20 elevadores, 74 camarotes, 276 banheiros, 40 bares, dois restaurantes e 14 lanchonetes no interior do complexo. O gasto para a construção foi astronômico: R$ 1,6 bilhão.

Onde fica? Asa Norte, Brasília – DF

Tour

O tour pelo Estádio Mané Garrincha acontece todos os sábados (exceto de julho a agosto de 2016, quando o local estará à disposição do Comitê Olímpico Internacional), das 9h às 11h30, com entrada gratuita para o público, que é incentivado apenas a doar um livro infantil.

Galeria

Fotos: ME/Portal da Copa/Abril de 2014/Rui Faquini

Compartilhe:
Redação

Redação

Guia dos Esportes - Conhecendo o mundo através do esporte