Museu do Futebol

O Museu do Futebol, em São Paulo, reúne os momentos históricos do esporte mais amado do país

Não tem como separar o Brasil do futebol. Independentemente da grave crise de gestão e qualidade que o futebol passa no país, ele ainda é o esporte que domina as mesas de bares, os noticiários esportivos e o coração de milhões de brasileiros. Então, no país do futebol, não poderia faltar um museu dedicado inteiramente a ele.

Divulgação / Museu do Futebol
Divulgação / Museu do Futebol

É em São Paulo, mais precisamente no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o famoso Pacaembu, que está situado o Museu do Futebol. Além dos fatos históricos, o museu visa à preservação e propagação do futebol em diversas vertentes que preservam o acervo sociocultural do esporte bretão. Com o objetivo de constituir-se numa referência museológica e no tema “futebol”, o museu une o moderno ao clássico, trazendo o público para o “jogo”, com eventos, debates e atividades interativas, o que por consequência busca promover a cidadania, a inclusão social e cultural.

Estádio do Pacaembu | Divulgação / Museu do Futebol
Estádio do Pacaembu | Divulgação / Museu do Futebol

A história do futebol confunde-se diretamente com a história do povo brasileiro. E percorrer cada canto do Museu do Futebol é percorrer também boa parte da história que marcou o Brasil no século XX.

O local escolhido para abrigar o museu não poderia ser outro. O mais tradicional estádio de São Paulo, em frente à Praça Charles Miller, é um dos principais pontos turísticos da capital paulista, e, mais que isso, um dos principais pontos futebolísticos da cidade. Palco de inúmeros títulos e partidas de futebol memoráveis, o estádio do Pacaembu foi tombado como patrimônio histórico em 12 de dezembro de 1994. Em meio às novas arenas, o Pacaembu ainda é um respiro aos saudosistas do futebol.

O que você vai ver lá?
Você vai sentir a arquibancada tremer! O interior do museu fica localizado embaixo das arquibancadas do estádio do Pacaembu. Com projeções nas colunas de concreto e o som emocionante das arquibancadas, o visitante se sentirá como se estivesse realmente assistindo a uma partida no estádio.

Os visitantes são recepcionados pelo Rei Pelé nas primeiras salas do museu | Divulgação
Os visitantes são recepcionados pelo Rei Pelé nas primeiras salas do museu | Divulgação

Ao todo, o local é composto por três andares, com imagens expostas nas paredes, flâmulas, bandeiras, vídeos, áudios de gols inesquecíveis, pequena arquibancada e muito mais.

Divulgação / Museu do Futebol
Divulgação / Museu do Futebol
Sala das Copas do Mundo | Divulgação / Museu do Futebol
Sala das Copas do Mundo | Divulgação / Museu do Futebol

Além de exposições temporárias, o visitante também tem a oportunidade de contemplar o gramado do Pacaembu.

Quanto custa? R$ 9,00, com opção de meia-entrada para professores da Rede Pública aposentados, estudantes, maiores de 60 anos e aposentados.
Crianças até 07 anos, professores da Rede Pública, pessoas com deficiente (e um acompanhante) não pagam.
Como parte do programa “Pode entrar que a casa é sua”, os motoristas e cobradores de ônibus, taxistas, frentistas de postos de gasolina, agentes ambientais, do Metrô, CPTM, CET, policiais civis e militares, guardas civis metropolitanos e funcionários da SP Turis (todos com mais quatro acompanhantes), também têm gratuidade garantida na entrada do museu.
Aos sábados a entrada é franca para todos os visitantes.

Os ingressos são adquiridos nas bilheterias do museu.

Onde fica? Estádio do Pacaembu, Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu, São Paulo – SP

 

Compartilhe:
Fernanda de Lima

Fernanda de Lima

Editora Guia dos Esportes