Parque da Água Branca

Parque da Água Branca é uma das opções de pontos turísticos nos arredores do Allianz Parque e do Pacaembu

O Parque da Água Branca é um dos mais bonitos de São Paulo. Apesar de pequeno, comparado a gigantes como os parques Ibirapuera e Villa Lobos, o parque oferece espaços para todos os públicos e diversas atividades, além de contar com programações especiais o ano inteiro.

Localizado próximo ao Allianz Parque (1,1 km) e também ao estádio do Pacaembu (2,3 km), o Parque da Água Branca tem como nome oficial Parque Dr. Fernando da Costa, em homenagem ao secretário de Agricultura que criou o parque inaugurado em 2 de junho de 1929. Antes de se tornar, de fato, um parque, o local serviu como Escola Prática de Pomologia e Horticultura entre os anos de 1904 e 1911.

O parque, que hoje conta com 137 mil metros quadrados do bairro da Água Branca (79 mil de área verde, 24 mil construída, 39 mil de área pavimentada), nunca perdeu suas origens de preocupação com o desenvolvimento de pesquisas agropecuárias e com o lazer. Diversas entidades sociais e órgãos estabelecidos dentro do parque oferecem programas e atividades para a terceira idade e portadores de deficiências, além de projetos educacionais sobre o uso sustentável dos recursos naturais, festivais sazonais e cursos profissionalizantes oferecidos pelo Governo do Estado de São Paulo.

CONHEÇA TAMBÉM: Cantina Palestra

Em 1996, o Parque da Água Branca foi tombado como patrimônio cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT). Já em 2004, o parque foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP).

Os prédios construídos no parque seguem o estilo normando, projetados por Mário Whately, acompanhados pelo vitros art déco, de Antonio Gomide, valem a selfie em um ambiente com ar retrô e em meio ao verde que fazem a gente voltar no tempo.

Atrações

Além dos festivais sazonais que acontecem no parque, o local conta com mais de 10 atrações para o público, em sua ampla maioria, gratuitas. Confira:

Aquário

O aquário apresenta ao público diversas espécies da bacia hidrográfica de São Paulo e também de outras regiões. A visita pode ser feita de terça a domingo, das 9h às 17h, pelo preço de R$ 2,00 para o público geral. Crianças até cinco anos não pagam, assim como idosos acima de 65 anos.

Arena

Não é o Allianz Parque, mas o Parque da Água Branca também conta com sua própria ‘arena’, que oferece cursos de equitação e está aberta para corrida e caminhada.

Casa do Caboclo

A Casa do Caboclo relembra as antigas propriedades existentes nas zonas rurais. Nela, é possível provar a broa de milho assada no fogão à lenha, a chamada ‘cavaca’. A casa está aberta de terça a domingo, das 9h às 17h, e nos finais de semana e feriados ainda é possível apreciar uma boa música ao vivo.

Espaço Leitura

O Espaço Leitura é fruto de uma parceria entre a Poiesis – Organização Social de Cultura e a Fundação Social de Solidariedade do Estado de São Paulo – FUSSESP. O espaço oferece diversas obras literárias para consulta no local. O mais comum durante o horário de almoço é ver funcionários das milhares de empresas existentes nos arredores do parque lendo algum livro por ali. O espaço atende de terça a domingo, das 9h às 17h. Aos finais de semana, o público é presentado com diversas intervenções artísticas.

Feira de produtos orgânicos

A feira para os adeptos de alimentos orgânicos acontece às terças, sábados e domingos, das 7h às 12h.

Museu Geológico

O Mugeo conta com exposições de minerais, rochas, fósseis, objetos e documentos antigos para quem gosta de adentrar um pouco mais nos primórdios de nossa história. De terça a domingo, das 9h às 17h, entrada gratuita.

Playground

O playground do parque tem brinquedos destinados a crianças de até 10 anos.

PELO BRASIL: Vai ao Beira-Rio? Visite também o Parque Farroupilha

Praça do Idoso e Espaço Melhor Idade

Além das atividades para a terceira idade, a praça oferece uma academia para esse público, das 5h30 às 22h.

Tattersal

No prédio tattersal acontece diversas atividades culturais.

Bambuzal

A área do bambuzal é utilizada principalmente por quem quer um pouco mais de sossego. Ideal para a prática de meditação.

Trilha do Pau Brasil

A trilha no Parque da Água Branca proporciona ao visitante ver de perto a árvore mais famosa do Brasil.

Onde fica? Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca, São Paulo – SP 

Horário de funcionamento

Diariamente, das 6h às 20h. Não possui estacionamento.

Foto: Murillo Constantino

Informações: Parque da Água Branca

Compartilhe:
Redação

Redação

Guia dos Esportes - Conhecendo o mundo através do esporte